Sobre a FEMIC

A Feira Mineira de Iniciação Científica é um movimento pedagógico independente e multidisciplinar, construído no pilar ensino-aprendizagem inspirado na pedagogia piagetiana de projetos, sendo um movimento com caráter cíclico e anual de planejamento, execução e apresentação de projetos investigativos.


"A FEMIC é muito mais que um evento de Ciência e Tecnologia, a FEMIC é um constante processo de incentivo, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia nas instituições públicas e privadas brasileiras." 

Como surgiu a FEMIC?

A FEMIC surgiu pela vontade, dedicação e experiência de uma professora-pesquisadora (Fernanda Guedes) da cidade de Mateus Leme, que juntamente com outras quatro professoras amplamente envolvidas no movimento de Feira de Ciências (Natália Murta, Letícia Ferreira, Larissa Tomás e Dirce Oliveira) depositaram tempo, perseverança e sonhos no objetivo de desenvolver Iniciação Científica na Educação Básica. No decorrer do tempo outras pessoas somaram ao movimento FEMIC e a cada ano este cresce e fortalece a iniciação científica brasileira. 

O surgimento da FEMIC também só foi possível pela formalização da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica - AMPIC, sediada na cidade de Mateus Leme. A FEMIC e a AMPIC foram construídas e idealizadas para sistematizar e abraçar esforços para a incentivo e populariza da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

Quem realiza a FEMIC?
A FEMIC é realizada pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Mateus Leme e do Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG). A FEMIC conta também como o apoio de agências de fomento e patrocínios de vários segmentos da sociedade.


Missão e papel social da FEMIC
A missão da FEMIC é despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
Por isso, assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão dos jovens pesquisadores, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e tecnologia. Além de ajudar no direcionamento e capacitação profissional dos sujeitos envolvidos através da contextualização e interdisciplinaridade centrada na integralização e adequação da iniciação cientifica como reflexo do ensino curricular de ciências vivenciado pelos estudantes no decorrer da sua formação, e não simplesmente uma mostra para a comunidade de algo que já foi feito pelos alunos num determinado período de tempo, conforme indagações de Gonçalves (2008), Mancuso (2000), Pereira (2000) e Oaigen (2004).

São Objetivos da FEMIC
- Estimular novas vocações em ciências e tecnologia através do aprimoramento da Iniciação científica e pesquisa no cotidiano dos jovens pesquisadores e seus professores orientadores;
- Melhorar a capacidade de leitura, interpretação e escrita dos estudantes da educação básica, através da produção de planos de pesquisa, relatórios, diário de bordo, cartazes e banners científicos;
- Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, principalmente a Universidade do Estado de Minas Gerais, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão;
- Apoiar e incentivar os projetos dos jovens pesquisadores da Educação básica de modo a oportunizar o contato com diferentes culturas e a proximidade deles com reconhecidos cientistas das universidades mineiras.
- Oportunizar o estudo, aprimoramento e formação contínua dos professores envolvidos.
Fomentar a divulgação de trabalhos científicos, artísticos e culturais desenvolvidos pelos estudantes;
- Reconhecer os melhores trabalhos, selecionando e indicando os trabalhos para sua participação em Feiras e/ou Mostras Nacionais e Internacionais de Ciências, Tecnologia e Inovação.


Anos de Sucesso

FEMIC 2017: o início de uma História de Sucesso


FEMIC 2018: consolidada como a Maior de Minas Gerais