FEMIC Mais

Apresentação
Em 2019, a "FEMIC Mais" passou a ser assim designada, devido as suas novas formas de organização e alcance de seu público alvo, que agora contempla professores, pesquisadores e outros profissionais envolvidos com pesquisa, bem como estudantes universitários e estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e da Educação Especial. Nas edições de 2017 e 2018 a modalidade FEMIC Mais foi designada como FEMIC universitária.

A importância da FEMIC Mais no desenvolvimento da pesquisa científica  se reflete no aumento crescente de ações voltadas para o ensino de ciências por investigação, principalmente envolvendo as pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Assim, muitas das atividades deste núcleo se alinham no incentivo à Ciência e Tecnologia tornando-se embriões para trabalhos mais plenos de Pesquisa e Extensão.



Público-alvo
Podem participar da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), na modalidade FEMIC Mais, trabalhos de autoria de:
- Professores da Educação Básica
- Pesquisadores
- Profissionais diversos
- Estudantes universitários
- Estudantes na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos)
- Estudantes na modalidade Educação Especial

Importante: Estudantes na modalidade Educação Especial podem escolher participar tanto da FEMIC júnior ou jovem (conforme escolaridade) quanto da FEMIC Mais.
Caso optem participar da FEMIC júnior ou jovem participarão em grau de igualdade com os demais estudantes no que tange as avaliações e premiações.
Caso optem participar na FEMIC Mais os estudantes serão avaliados por pedagogos e outros profissionais com formações e experiências em Educação especial. Haverá premiações específicas para estes estudantes.


Chamada para Submissão de resumos
Período de submissão de 21 de janeiro a 22 de junho de 2019

Os trabalhos a serem encaminhados à 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), modalidade FEMIC Mais, deverão ser classificados conforme as oito áreas e suas sub-áreas da CAPES/CNPQ, sendo:
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas 
  • Engenharias 
  • Ciências da Saúde 
  • Ciências Agrárias 
  • Ciências Sociais Aplicadas 
  • Ciências Humanas 
  • Linguística, Letras e Artes
Serão aceitos trabalhos de revisão de literatura e relatos de experiência, desde que sejam dos temas especificados acima, e que a revisão tenha utilizado metodologia definida de forma clara. 

Título
Deve identificar com clareza a natureza do trabalho e ser escrito sem abreviações.
Autores
Serão permitidos no máximo 7 autores, incluindo o(a) orientador(a) do trabalho. Podem ser listados como autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo.
Corpo do resumo
Deverá ser estruturado contendo entre 250 e 350 palavras. Deve conter, obrigatoriamente:
Introdução – apresentação do assunto;
Objetivos – apresentação dos objetivos do estudo;
Método – descrição dos procedimentos empregados para a realização da pesquisa;
Resultados finais ou parciais– destaque dos principais resultados obtidos no estudo e
Conclusões – apresentação da resposta ao objetivo da pesquisa.

Palavras-chave
Colocar as três palavras-chave que descrevem o trabalho.


Inscrição e submissão do Resumo 
Para fazer suas inscrições Clique aqui
Período de submissão de 21 de janeiro a 22 de junho de 2019.


Trabalhos aprovados para apresentação
A relação de trabalhos aprovados para apresentação em uma das Sessões de Comunicação da FEMIC Mais será anunciada em 06 de julho de 2019.

Importante:
a) Professores, pesquisadores, profissionais diversos e universitários
As Sessões de comunicação acontecerão nos 14 e 15 de agosto de 2019 na parte da manhã (10:00 às 12:00 horas) e na parte da tarde (14:00 às 16:00 horas), somando, portanto quatro sessões. Cada trabalho será apresentado em uma única sessão de comunicação. 
A sessão de comunicação para professores, pesquisadores, profissionais diversos e universitários acontecerá através da exposição de POSTER CIENTÍFICO.

b) Estudantes na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e na modalidade Educação Especial 
As Sessões de comunicação acontecerão nos dias 14 e 15 de agosto de 2019, das 10:00 às 16:00 horas, com intervalo entre 12:00 e 14:00 horas para almoço. Cada trabalho será apresentado em uma única sessão de comunicação que acontecerá no dia 14 ou no dia 15 de agosto.
A sessão de comunicação para estudantes da EJA e da Educação Especial acontecerá através da exposição do projeto num ESTANDE. Ver detalhes abaixo no item "Formas de apresentação".


Informações de participação
A) PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Tipo de participante
Valores de participação na FEMIC Mais
Descrição de credenciamento
Data, horário e local de credenciamento
Trabalhos de Professores da Educação orientadores de projetos na FEMIC Júnior e Jovem que já possuem credenciamento no evento (pacotes 1, 2, 3 ou 4)
R$ 0,00
Por projeto
Credenciamento FEMIC Mais
Receberão:
·         Crachás
·         Um certificado de participação impresso.
·         Certificado de participação digital
FEMIC Mais: Deverão comparecer, conforme data e horário para apresentação disponível na lista de trabalhos selecionados, com antecedência de 30 minutos.
Local:  Tenda 3ª FEMIC Mais.

FEMIC Júnior e/ou Jovem: Deverão comparecer de 08:00 às 18:00 horas dia 13/08/2019.  
Local: Balcão de credenciamento FEMIC Júnior e Jovem.
Trabalhos de Professores da Educação NÃO orientadores de projetos na FEMIC Júnior e Jovem
R$ 50,00
Por projeto

Pagamento no local
Credenciamento FEMIC Mais
Receberão:
·         Crachás
·         Um certificado de participação impresso.
·         Certificado de participação digital
·         Uma caneca 3ª FEMIC
Deverão comparecer, conforme data e horário para apresentação disponível na lista de trabalhos selecionados, com antecedência de 30 minutos.
Local:  Tenda 3ª FEMIC Mais.

É obrigatório a presença de pelo menos um autor por trabalho.


- Todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem, inclusive as despesas para confecção do poster de apresentação, deverão ser custeadas exclusivamente pelos autores do trabalho.


B) PESQUISADORES, PROFISSIONAIS DIVERSOS E UNIVERSITÁRIOS
Tipo de participante
Valores de participação na FEMIC Mais
Descrição de credenciamento
Data e horário de credenciamento
Trabalhos de autores NÃO vinculados à UEMG
R$ 50,00
Por projeto

Pagamento no local
Credenciamento FEMIC Mais
Receberão:
·         Crachás
·         Um certificado de participação impresso.
·         Certificado de participação digital
·         Uma caneca 3ª FEMIC
Deverão comparecer, conforme data e horário para apresentação disponível na lista de trabalhos selecionados, com antecedência de 30 minutos.
Local:  Tenda 3ª FEMIC Mais.

É obrigatório a presença de pelo menos um autor por trabalho.
Trabalhos de autores vinculados à UEMG
R$ 0,00
Por projeto
Credenciamento FEMIC Mais
Receberão:
·         Crachás
·         Um certificado de participação impresso.
·         Certificado de participação digital
·         Uma caneca 3ª FEMIC
Deverão comparecer, conforme data e horário para apresentação disponível na lista de trabalhos selecionados, com antecedência de 30 minutos.
Local:  Tenda 3ª FEMIC Mais.

É obrigatório a presença de pelo menos um autor por trabalho.
- Todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem, inclusive as despesas para confecção do poster de apresentação, deverão ser custeadas exclusivamente pelos autores do trabalho.


C) ESTUDANTES DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OU DA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Tipo de participante
Valores de participação na FEMIC Mais
Descrição de credenciamento
Data e horário de credenciamento
Trabalhos de Estudantes da modalidade EJA ou da modalidade Educação Especial
R$ 50,00
Por projeto

Pagamento no local
Credenciamento FEMIC Mais
Receberão:
·         Crachás
·         Um certificado de participação impresso.
·         Certificado de participação digital
·         Uma caneca 3ª FEMIC
Deverão comparecer, conforme data e horário para apresentação disponível na lista de trabalhos selecionados, com antecedência de 60 minutos.
Local:  Tenda 3ª FEMIC Mais.

- É obrigatório a presença de pelo menos um autor por trabalho.
- Estudantes menores de idade, obrigatoriamente, deverão estar acompanhados de um adulto responsável, preferencialmente o professor orientador.

- Todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem, inclusive as despesas para confecção do poster de apresentação, deverão ser custeadas exclusivamente pelos autores do trabalho.


Confirmação de participação
Um representante de cada projeto deverá acessar o link Confirmar participação, entre os dias 06 de julho a 30 de julho de 2019 e clicar na modalidade do projeto (FEMIC Mais), e então preencher o Formulário on-line de Confirmação de participação.


Local de realização
Toda a programação da FEMIC, seja na modalidade Júnior, Jovem ou FEMIC Mais, acontecerão na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais.  Endereço: Rua Evaristo de Martins, sem número, bairro Central.
Para conhecer as instalações da FEMIC Clique aqui



Formas de Apresentação

Os resumos submetidos e aptos deverão ser apresentados na FEMIC Mais através de:

a) Pôster Científico
Para trabalhos de autoria de:
- Professores da Educação Básica
- Pesquisadores
- Profissionais diversos
- Estudantes universitários

O(s) apresentador(es) terão 10 minutos para expor seu trabalho à equipe de avaliadores da Comissão Científica utilizando, exclusivamente, o pôster. Não haverá equipamento de multimídia disponível para esta atividade. A fixação e retirada dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores.

Dimensões do pôster:  0,90m de largura e 1,20m de altura, ou 0,75m de largura e 1,10m de altura, com letras legíveis a uma distância de 2,00m. O material do pôster (lona, papel, etc) fica a critério dos autores.
Para baixar o modelo de poster da 3ª FEMIC Clique aqui (não é obrigatório o uso deste modelo).

Título: Deve ser exatamente o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores devem aparecer os nomes dos autores, da instituição, da cidade e do estado.

Corpo do painel: Deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens.


b) Exposição de protótipos, modelos, maquetes, cartazes, diário de bordo, entre outros. 
Para trabalhos de autoria de:
- Estudantes na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos)
- Estudantes na modalidade Educação Especial

O(s) estudante(s) deverá(ão) preparar seu estande (afixar pôster, colocar diário de bordo e algum outro item autorizado sobre a mesa) das 09:00 às 10:00 horas antes do inicio de sua apresentação. As apresentações serão no dia 14 ou 15 de agosto. A desmontagem do trabalho deverá acontecer das 16:00 às 17:00 horas. 
Em cada projeto, além da área para afixação do painel / pôster, haverá uma mesa de apoio (material de fabricação em plástico, tamanho 72x68x68cm, forrada com toalha branca) para a colocação de algum protótipo, material complementar ilustrativo da pesquisa, do diário de bordo e do relatório do projeto. Todos recebem também uma tomada de 110V. Não vamos oferecer tomada com 220 volts.
O estande terá a dimensão mínima de 2x1 metros. Serão carpetados e com iluminação em LED.

Segue algumas indicações adicionais sobre a utilização do espaço disponibilizado:
 O projeto não poderá ocupar mais do que o espaço reservado ao seu estande, devendo todo o material caber sobre a mesa de apoio ou no máximo ao lado, contanto que não atrapalhe na circulação de pessoas.
 Todos os finalistas recebem um estande com as mesmas medidas.
 Não serão permitidas demonstrações que envolvam materiais inflamáveis ou potencialmente perigosos.
 A parte frontal das mesas de exposição NÃO é considerado área de afixação do painel / pôster.
 O Código de identificação do Estande localizado na parte frontal deve permanecer VISÍVEL o tempo todo.
 Caso o projeto não caiba no estande, busque alternativas para solucionar o seu problema. Utilize vídeos, fotos ou outros recursos audiovisuais. Lembre-se, ser criativo é um dos desafios da participação na FEMIC.



A avaliação dos trabalhos durante a FEMIC Mais

O julgamento da apresentação será de inteira responsabilidade da Comissão Científica da FEMIC, segundo os critérios abaixo:

Para a apresentação:
  • Emprego da metodologia científica na apresentação;
  • Didática do apresentador durante a exposição do resumo;
  • Domínio do(s) apresentador(s) sobre o assunto abordado;
  • Importância/aplicabilidade do trabalho na sociedade.

Os trabalhos serão pontuados para cada item citado acima, sendo a média dessa pontuação usada para classificar os trabalhos. O julgamento será realizado em formulário padronizado, com escore para cada um dos itens de avaliação.

O formulário elaborado pela Comissão Avaliadora da FEMIC e aprovado pelo  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da FaE-UEMG poderá ser à FEMIC, sete dias após o evento, através do email feirafemic@gmail.com. 


Premiação

Os dois melhores trabalhos, conforme julgamento da Comissão Avaliadora da FEMIC,  receberão certificados, medalhas, troféus e credenciamentos para feiras estaduais e nacionais.


Certificado de apresentação 

Será emitido um certificado por trabalho científico, no findar das apresentação de cada Sessão de Comunicação em poster da FEMIC Mais, e este será enviado automaticamente a todos os autores do Trabalho. Os nomes dos autores serão impressos no certificado na mesma ordem de preenchimento do formulário de submissão de trabalho e conforme digitado no ato da inscrição/submissão pelos autores.


Publicação dos resumos nos Anais Nacionais do evento 

Os resumos dos trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres, da acordo com as normas, serão publicados em livro eletrônico online, com ISBN.



*******************************************************
Alimentação, alojamento e transporte
Os autores da FEMIC mais que desejarem prestigiar toda a semana de programação utilizando alimentação e/ou alojamento e/ou transporte podem utilizar um dos pacotes individuais disponíveis.  Nessa situação não será necessário fazer o pagamento de R$ 50,00 por trabalho, uma vez que o credenciamento acontecerá de outra forma.
Pacotes
individuais
Descrição
PACOTE 1
R$ 280,00
Por pessoa
-Credenciamento: camiseta, caneca, ecobag, crachá e certificado de participação impresso
-Alimentação: Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar* nos dias 13 a 16 de agosto.
-Transporte do aeroporto Confins à FEMIC, ida e volta (observar dias e horários)
Cortesia: Hospedagem no alojamento coletivo, disponível no local do evento.
PACOTE 2
R$ 280,00
Por pessoa
-Credenciamento: camiseta, caneca, ecobag, crachá e certificado de participação impresso)
-Alimentação: Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar* nos dias 13 a 16 de agosto.
-Transporte da rodoviária BH à FEMIC, ida e volta (observar dias e horários)
Cortesia: Hospedagem no alojamento coletivo, disponível no local do evento.
PACOTE 3
R$ 250,00
Por pessoa
-Credenciamento: camiseta, caneca, ecobag, crachá e certificado de participação impresso
-Alimentação: Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar* nos dias 13 a 16 de agosto. 
Cortesia: Hospedagem no alojamento coletivo, disponível no local do evento.
PACOTE 4
R$ 120,00
Por pessoa
Somente para projetos de Mateus Leme e cidades do entorno. 
-Credenciamento: camiseta, caneca, ecobag, crachá e certificado de participação impresso
-Alimentação: Almoço, lanche da tarde e jantar* nos dias 14, 15 e 16 de agosto. 

Forma de pagamento
O pagamento de participação deve ser feito através de DEPÓSITO BANCÁRIO na conta da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC).

Dados para o depósito
AMPIC – Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica
Banco SICOOB (nº756) Agência: 3132 Conta: 13999-8
CNPJ da AMPIC: 27545809/0001-55
Endereço da AMPIC: Rua Emília Saraiva Diniz, 678, Bairro Santa Luzia, Mateus Leme, Minas Gerais, Brasil – CEP 35670-000

Observação: 

  • O comprovante de depósito bancário deve ser digitalizado em formato DOC, PDF ou JPEG, possuindo tamanho de no máximo 1MB.
  • O comprovante de depósito bancário deverá ser enviado através do Formulário de Confirmação de participação no item: "ALIMENTAÇÃO, ALOJAMENTO E TRANSPORTE CONVIDADOS"
  • Em até três dias úteis após o preenchimento do Formulário Confirmação de participação a organização da 3ª FEMIC entrará em contato, via e-mail, com os autores do projeto encaminhando recibo ou nota fiscal, conforme solicitado.

Transporte
Aeroporto e rodoviária (Para participantes que gozam dos pacotes 1 e 2)
O serviço de transporte do Aeroporto Internacional de Confins à FEMIC (ida e volta) e da Rodoviária de Belo Horizonte à FEMIC (ida e volta) será disponibilizado nos horários específicos, a seguir:
           Ponto de partida: aeroporto de Confins
           Dia e horário: Às 07:00 e 14:00 horas da terça-feira (13/08/2019).

           Ponto de partida: FEMIC
           Dia e horário: Entre 17:30 horas da Sexta-feira (16/08/2019).
Observação: Muito importante considerar possíveis congestionamentos no trânsito da capital mineira no dia 16/08, assim evitem a compra de passagens antes das 22 horas.

Planejem os horários das passagens aéreas ou rodoviárias, para usufruírem do transporte da 3ª FEMIC evitando transtornos.


Alojamento na 3ª FEMIC
Todas as atividades da 3ª FEMIC, inclusive alojamento, acontecerão numa grande pousada chamada "Morada do Rei", situada na Rua Evaristo de Martins, sem número, Bairro Central, CEP 35670-000, na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais.
           Distância do Aeroporto Internacional de Confins - Belo Horizonte: 98 km
           Distância da Rodoviária de Belo Horizonte: aproximadamente 63 km

Para saber mais sobre as instalações da FEMIC, ACESSE: http://www.femic.com.br/p/conheca-mais-sobre-as-instalacoes-onde.html

Descrição dos alojamentos

- Quartos coletivos com treliches (3 andares de camas), sendo quartos somente femininos e quartos somente masculinos.
- Sem fornecimento de roupas de cama, travesseiros, toalhas e objetos de uso pessoal. Portanto, cada pessoa deverá levar estes itens.

Entrada dos quartos coletivos.


Banheiros coletivos presentes em cada quarto






Alimentação na 3ª FEMIC
As alimentações acontecerão no Restaurante da Pousada Morada do Rei (local de realização da FEMIC). 

            Fotos do Restaurante











Horário que as refeições serão servidas
Café da manhã: 07:00 às 08:30 horas
Almoço: 11:00 às 13:00 horas
Lanche da tarde: 15:00 às 16:00 horas
Jantar: 17:30 às 20:00 horas

Cardápio durante a 3ª FEMIC* (self service)
Terça-feira (13 de agosto de 2019)
Café: Leite, Achocolatado, Refresco, Café, Pão de Sal com margarina, Pão Doce, Biscoito e 01(uma) qualidade de fruta da época.
Almoço: Arroz, Tutu de feijão, Frango assado, Macarronada e Saladas variadas.
Lanche da tarde: Pão de queijo, Bolo, Biscoito, Refresco e Café.
Jantar: Arroz, Strogonoff de Frango,Batata palha e Saladas: Alface e tomate.

Quarta-feira (14 de agosto de 2019)
Café:Leite, Achocolatado, Refresco, Café, Pão de Sal com margarina, Pão Doce, Biscoito, pão de queijo e 01(uma) qualidade de fruta da época.
Almoço: Arroz, Tropeiro, Pernil assado, Couve, Vinagrete e Cenoura.
Lanche da Tarde: Cachorro quente e Refresco.
Jantar: Arroz, Feijão, Macarronada ao molho Bolonhesa e Saladas.

Quinta-feira (15 de agosto de 2019)
Café:Leite, Achocolatado, Refresco, Café, Pão de Sal com margarina, Pão Doce, Biscoito, pão de queijo e 01(uma) qualidade de fruta da época.
Almoço: Arroz, Feijão, Polenta, Carne cozida e Saladas variadas.
Lanche da tarde: Pão de sal com apresuntado e mussarela, e Refresco.
Jantar: Arroz, Feijão, Frango ensopado, Farofa e Saladas variadas.

Sexta-feira (16 de agosto de 2019)
Café: Leite, Achocolatado, Refresco, Café, Pão de Sal com margarina, Pão Doce, Biscoito, pão de queijo e 01(uma) qualidade de fruta da época.
Almoço: Arroz, Feijoada, Couve, Laranja, Farinha e Vinagrete.
Lanche da tarde: Bolo, Biscoito, Refresco e Café.


* O cardápio pode ter leves alterações no decorrer dos dias.


*******************************************************


Confirmação de Participação

Inscrições abertas FEMIC mais