Quero ser um Avaliador da FEMIC


A FEMIC tem como objetivo a troca de informações entre a comunidade universitária e estudantes e professores. 

A Participação de especialistas, mestres e doutores das diferentes áreas científicas da FEMIC possibilita enriquecimento dos jovens cientistas presentes, e muito mais que isso,  permite aprimoramentos científico dos projetos


A FEMIC possui dois processos de avaliação, ambos com critérios pre-estabelecidos: 
  1. O primeiro, denominado PRÉ-AVALIAÇÃO, tem por objetivo analisar os resumos e Plano de Pesquisas dos projetos e com isso selecionar cerca de 200 projetos finalistas para que este apresentem suas pesquisas. Este processo de avaliação é feito por e-mail, garantido total imparcialidade e avaliação à cegas. A avaliação acontece por no mínimo dois avaliadores (avaliação aos pares). 
  2. O segundo, denominado AVALIAÇÃO DE FINALISTAS, tem por objetivo avaliar os projetos como um todo, durante a apresentação presencial durante a mostra de trabalhos da FEMIC. A partir desta premiação que são selecionados os projetos premiados em primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria, além de bolsas, prêmios empresariais e credenciais para feiras externas. Estimamos um tempo de 10 minutos para a avaliação de cada projeto, distribuídos para avaliação da apresentação pelos estudantes (pôster, diário de bordo e apresentação oral). 
Os processos de avaliação na FEMIC são melhores detalhados em Processos de Avaliação na FEMIC.  Lembre-se sempre que sua atuação como avaliador, é extremamente importante para incentivar e valorizar as crianças, jovens e adultos participantes da FEMIC.

Os trabalhos na FEMIC são divididos entre oito Categorias e em três modalidades:

Categorias:
  • Ciências Exatas e da Terra 
  • Ciências Biológicas 
  • Engenharias 
  • Ciências da Saúde 
  • Ciências Agrárias 
  • Ciências Sociais Aplicadas 
  • Ciências Humanas 
  • Linguística, Letras e Artes
Modalidades
  • FEMIC Júnior: destinada a estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil ou exterior.
  • FEMIC Jovem: destinada a estudantes do Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), do Ensino Médio e do Ensino Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil ou exterior.
  • FEMIC Mais: destinada a estudantes de curso superior de formação de professores (licenciaturas) e estudantes de cursos de pós-graduação em áreas voltadas à educação. 



CADASTRO  DE AVALIADORES
O cadastro de avaliadores para a 3ª FEMIC será de 21 de janeiro a 31 de julho 2019.

Para fazer seu cadastro Clique aqui

Todos os avaliadores receberão certificado de participação como Consultor(a) ad hoc da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica por atuarem na avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica Tecnológica da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica. Carga horária de 6 horas. 



CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA AVALIAÇÃO EM FEIRAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

De forma pioneira no Brasil, a FEMIC protagoniza a organização de um curso de capacitação para avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologia.  
Esse curso tem por objetivo formar pessoas capazes de realizar uma avaliação justa e equilibrada de trabalhos de iniciação científica apresentados em feiras de ciências e tecnologia, realizadas nos diferentes níveis de educação. 
Através do curso são abordados os princípios gerais do trabalho científico e as estratégias de interpretação e avaliação dessas pesquisas, de acordo com a escolaridade dos pesquisadores.

Os Objetivos específicos do curso são:
  • Capacitar avaliadores(as) para uma leitura crítica de trabalhos científicos e tecnológicos realizados por estudantes em todas as modalidades de educação e em diferentes contextos educacionais. 
  • Formar avaliadores(as) para que compreendam os quesitos da avaliação e julguem, de forma ética e sensata, os trabalhos científicos e tecnológicos que disputam as premiações de feiras de ciências e tecnologia; 
  • Alcançar resultados metodologicamente mais significativos nas premiações das feiras de ciências e tecnologia através da atuação desses(as) avaliadores(as).
Metodologia do curso:
Aulas com atividades online na plataforma EAD do curso;
Leitura e produção de textos;
Salas de bate-papo e plantão tira-dúvidas
Produção de vídeo

Como participar do curso?
As turmas são formadas em continuamente, no mínimo três vezes ao ano. Para saber quando iniciará a próxima turma basta se informar através do site do Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência

Confirmação de Participação

Inscrições abertas FEMIC mais